Foto: Reprodução.
O acionamento de um alarme falso de rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica de São Simão assustou moradores do distrito de Chaveslândia, em Santa Vitória (MG), no Triângulo Mineiro, na sexta-feira (31).
Um vídeo gravado por um trabalhador mostra moradores em um ponto de encontro, na parte alta do distrito. Sem saber se o alarme era verdadeiro ou não, o homem narrou a incerteza vivida.
“Pôs pânico em todo mundo, o tanto de gente subindo correndo”.
A SPIC Brasil, empresa responsável pela usina, informou que o toque da sirene foi um alarme indevido e que não há nenhuma emergência. Já os pontos de leitura responsáveis pelo monitoramento da estrutura permanecem funcionando normalmente.
O supervisor de operações da SPIC Brasil, Eduardo Borges, disse que a usina opera normalmente e os moradores da região podem retornar ao trabalho e às casas em segurança.
Ainda segundo a empresa, a sirene foi acionada por uma falha humana e técnicos estão revisando as automações para que acionamento indevido não ocorra novamente.
“A SPIC ressalta que a UHE São Simão possui instrumentos ativos, que correspondem a pontos de leitura dedicados ao monitoramento das estruturas. Esses recursos são utilizados por uma equipe de especialistas que periodicamente acompanha e avalia o comportamento da estrutura. Além do monitoramento por instrumentação mantido pela SPIC Brasil, a UHE São Simão passa, periodicamente, por inspeções visuais realizadas por equipe técnica capacitada.”
Créditos: G1.