Foto: AP Photo/Chris O’Meara
Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams enfrentam um prolongado período na Estação Espacial Internacional (ISS) devido a atrasos sucessivos em seu retorno à Terra. Originalmente programados para regressar em 12 de junho, o retorno foi adiado três vezes devido a problemas nos propulsores e vazamentos de hélio na espaçonave Starliner da Boeing, que os transportou até a ISS. Atualmente, não há uma data definida para o retorno da dupla.
👨🚀👩🚀Barry Wilmore, 61 anos, é um capitão aposentado da Marinha americana, nascido em Mount Juliet, Tennessee. Com uma carreira que inclui 178 dias no espaço e mais de 8 mil horas de voo, ele possui experiência em operações militares no Iraque e na Bósnia. Esta é sua terceira missão na ISS, após participar da Expedição 41 em 2014, onde passou 167 dias fora da Terra e realizou 4 caminhadas espaciais. Wilmore é casado com Deanna Newport e tem duas filhas.
🚀Suni Williams, 58 anos, é astronauta da NASA desde 1998 e veterana de duas missões espaciais. Ela é a segunda astronauta mulher com maior tempo de caminhada no espaço, totalizando 50 horas e 40 minutos. Com mais de 3 mil horas de voo em 30 aeronaves diferentes, Suni Williams também participou do NEEMO2, uma missão submarina de 9 dias no laboratório submarino Aquarius da NASA. Casada, ela considera Needham, Massachusetts, sua cidade natal.
Ambos os astronautas aguardam novas atualizações da NASA sobre o cronograma de retorno à Terra, enquanto continuam suas operações na ISS.