Foto: Reprodução.
🚨Ladrão de carro elétrico é preso após PM mapear pontos de recarga
— Metrópoles (@Metropoles) June 22, 2024
Policial militar de folga mapeou região próxima ao local do crime para descobrir onde ladrão poderia parar para recarregar veículo furtado
Leia: https://t.co/jJ20ugzEbE pic.twitter.com/V0ECyyrT9s
Um jovem de 26 anos foi preso, na tarde dessa quinta-feira (20/6), após furtar um carro elétrico avaliado em mais de R$ 300 mil exposto em uma feira de veículos, no Park Sul. De folga, um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) conseguiu encontrar o suspeito após mapear locais aonde o carro poderia ser levado para recarga da bateria.
O sumiço do carro ocorreu por volta das 13h dessa quarta-feira (19/6), quando Leandro Elias Carneiro Gomes, 26 anos, entrou em uma concessionária onde ocorria uma exposição de veículos, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Testemunhas relataram que Leandro teria passado horas no estabelecimento e até conversado com funcionários da loja. Além disso, ora fingia ser um dos contratados para montagem do evento, ora vigilante noturno do espaço.
Durante as conversas, o suspeito teria descoberto que um dos carros expostos, um BYD Seal cinza, não contava com rastreador. Então, aguardou pelo fechamento da concessionária, por volta das 23h30, para entrar no estacionamento onde ficavam guardados os veículos e furtar o automóvel elétrico, um modelo esportivo avaliado em aproximadamente R$ 350 mil.
Os responsáveis pela concessionária só perceberam o sumiço do veículo aproximadamente às 13h dessa quinta-feira (20/6). Por meio de imagens gravadas por câmeras de segurança, funcionários da loja reconheceram Leandro.
Recuperação do veículo
Em meio à confusão pelo sumiço do carro elétrico, uma das funcionárias da loja decidiu ligar para um conhecido, que é sargento da PMDF. Ela relatou a ele o ocorrido e pediu ajuda ao militar, que estava de folga.
A partir do modelo da bateria do carro e da localização da loja, o PM conseguiu mapear a região e descobrir onde o suspeito possivelmente pararia para recarregar o veículo. Após fazer buscas na região, o policial encontrou o carro estacionado próximo a um aparelho de recarga para carros elétricos, em um mercado próximo ao local da ocorrência.
O sargento esperou pela chegada do suspeito, que voltou ao local por volta das 17h30. Reconhecendo-o pelas filmagens das câmeras de segurança, o policial o deteve e acionou reforços. O preso foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), onde prestou depoimento.
Versão do suspeito
À Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Leandro – que tinha antecedentes por vários criminais – afirmou ter um amigo que trabalhava na concessionária. O conhecido, apelidado Coyote, teria entregado a chave do BYD Seal ao suspeito no dia da exposição, para que o preso fizesse um test-drive.
Leandro contou que, em seguida, foi a um shopping e esperou pelo horário da saída do amigo. Quando voltou à concessionária, teria encontrado a loja com as portas fechadas e ficado com carro elétrico do lado de fora.
Depois de aguardar até as 22h30 e supostamente mudar o automóvel de lugar, na esperança de ser visto, mas não encontrar ninguém para entregar a chave, Leandro decidiu levar o carro para casa, no Cruzeiro.
Sem saber se a bateria disponível seria suficiente para voltar à concessionária no dia seguinte, Leandro deixou o carro no estacionamento do atacadão, para recarregar, e pegou um ônibus para o trabalho, na expectativa de devolver o veículo quando retornasse.
Créditos: Metrópoles.