Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik
A cidade de Balneário Camboriú está enfrentando um surto de escabiose, também conhecida como sarna, que pode estar relacionado ao uso excessivo de ivermectina durante a pandemia de Covid-19. Este medicamento, amplamente utilizado nos “kits Covid”, está sendo analisado por possivelmente causar super-resistência do ácaro Sarcoptes scabiei.
Especialistas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) sugerem que o uso prolongado e desnecessário de ivermectina pode levar à resistência do parasita, dificultando o controle dos surtos. Embora a Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina não tenha confirmado uma ligação direta, reconhece que a hipótese é plausível e merece investigação.
Em Balneário Camboriú, novos casos de sarna foram detectados em duas creches, resultando na suspensão das aulas para a higienização dos locais. A Secretaria de Saúde local recomenda que a população procure atendimento médico em caso de sintomas da doença, que incluem coceira intensa e erupções cutâneas.