Foto: Reprodução/Leo Caldas/AFP.
No 17º mês do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a região Nordeste continua demonstrando lealdade ao líder do Executivo. É a única região do Brasil onde metade dos eleitores considera o atual governo “melhor” que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo dados da pesquisa PoderData realizada entre 25 e 27 de maio de 2024.
Nessa região, 36% dos entrevistados consideram o governo petista “pior” que o anterior, enquanto 10% avaliam como “igual”.
No Sudeste, os resultados indicam um empate técnico, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais. Nesse grupo demográfico, 36% afirmam que Lula é “melhor” que Bolsonaro, 34% consideram “pior” e 28% avaliam como “igual”.
Nas outras três regiões do país, a maioria dos entrevistados avalia que o governo petista é “pior” que o de seu antecessor: Centro-Oeste (62%), Norte (56%) e Sul (55%).
A pesquisa foi conduzida pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados por meio de chamadas para telefones celulares e fixos, realizando 2.500 entrevistas em 211 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.