A reforma da Previdência instaurada em 2019 trouxe diversas mudanças nas regras para a obtenção da aposentadoria. Entre as atualizações, uma boa notícia para quem já possuía tempo suficiente de contribuição até 13 de novembro de 2019. Vamos descobrir como isso pode beneficiar você!
Se você é um dos trabalhadores que atingiu o tempo necessário de contribuição antes da data limite mencionada, existem possibilidades interessantes que podem permitir uma aposentadoria mais cedo, sem a necessidade de cumprir a nova idade mínima exigida.
Como saber se você pode se aposentar sem idade mínima?
Essa concessão se dá em circunstâncias específicas. Homens que comprovem 35 anos de trabalho, e mulheres com 30 anos de contribuição, e que possuam todos os requisitos cumpridos até 13 de novembro de 2019, podem se aposentar sem a necessidade de idade mínima. Essa é uma grande janela de oportunidade se você planeja se aposentar em breve.
Leia mais: Sindicato se pronuncia e afirma que é impossível realizar a determinação de Moraes sobre Lessa
Quais são as opções de aposentadoria sem idade mínima?
Duas modalidades que não necessitam da idade mínima para se aposentar são conhecidas pelo direito adquirido e pela regra de pedágio de 50%. Cada uma apresenta características distintas:
- A aposentadoria por tempo de contribuição com direito adquirido possibilita ao contribuinte obter o benefício completamente, desde que o tempo de trabalho tenha sido cumprido até a data de corte em 2019.
- A modalidade de pedágio 50% é direcionada àqueles que estavam a dois anos de se aposentar quando as regras mudaram. Este método requer que o contribuinte trabalhe metade do tempo que faltava para se aposentar naquele momento.
Leia mais: Auxílio emergencial para mães e pais solteiros aprovado! Senado amplia benefício!
Quais são as vantagens de cada tipo de aposentadoria?
Tanto a aposentadoria por tempo de contribuição com direito adquirido quanto a aposentadoria por pedágio de 50% são calculadas da mesma forma. Uma das grandes vantagens desses modelos é a possibilidade de excluir os 20% dos menores salários de sua média, resultando no aumento do valor do benefício final, baseado nos 80% dos maiores salários contribuídos.
Se você se enquadra em alguma dessas categorias, vale a pena consultar um especialista para simular qual das opções traria o benefício mais rápido e vantajoso. Planejar e entender as nuances das novas regras previdenciárias é essencial para garantir uma aposentadoria tranquila e proveitosa.
Busque sempre orientação profissional para esclarecer suas dúvidas e avaliar detalhadamente seu caso. A aposentadoria é um dos momentos mais importantes na vida do trabalhador, e estar bem informado é o primeiro passo para garantir seus direitos de forma adequada.