Hoje, quarta-feira (5), o deputado André Janones (Avante-MG) se envolveu em uma confusão com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao final da sessão na Câmara. A briga foi transmitida ao vivo no perfil do influenciador Pablo Marçal no Instagram.
Nas redes sociais, Nikolas destacou que Janones o provocou e “chamou para a briga”.
Janones me xingou, xingou minha família e minha honra. Janones provoca, chama pra briga e quer que a gente fique calmo? Ninguém é de ferro.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) June 5, 2024
Mais cedo, o processo movido contra Janones por suposta prática de “rachadinha” foi arquivado pelo colegiado. Durante a sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Nikolas iniciou seu discurso apontando que Janones é o “maior divulgador de mentiras do Brasil”.
Na mesma sessão, Nikolas também afirmou que Janones o acusa de homofobia e fascismo, mas não tem condições de apontar casos de “rachadinha”. Todas essas declarações foram feitas na presença de Janones, que é suspeito de ter exigido que seus assessores devolvessem parte de seus salários para cobrir despesas pessoais, prática conhecida como “rachadinha”. Durante uma conversa com seus assessores na Câmara, em 5 de fevereiro de 2019, o deputado do Avante mencionou que alguns funcionários receberiam salários maiores e devolveriam parte desse dinheiro para financiar sua corrida eleitoral para prefeito.
– Eu perdi R$ 675 mil na campanha – afirmou o parlamentar na gravação feita por um ex-funcionário.
Recentemente, ao se defender na Câmara, o deputado mineiro afirmou que o áudio se referia a uma conversa com apoiadores, não com assessores. Ele alegou que esse grupo fazia “contribuições espontâneas” para sua campanha.