A piloto de acrobacias holandesa, Narine Melkumjan, compartilhou nas redes sociais um momento tenso durante um voo acrobático. Enquanto executava uma manobra de cabeça para baixo, a cobertura da cabine do avião se abriu, levando-a a realizar um pouso de emergência.
Dutch pilot Narine Melkumjan shares moment the canopy suddenly opened mid-flight on her Extra 330LX. Despite the shock of the incident she landed the aircraft safely. pic.twitter.com/KB7XbxZHdE
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) June 24, 2024
O incidente ocorreu há dois anos e Narine descreveu a experiência. Nas imagens, é possível ver o momento em que a cobertura se abre, e a piloto enfrenta dificuldades para controlar a aeronave.
Ela explicou que a capota do Extra 330LX que estava pilotando se soltou durante o voo em um dia quente de verão. Narine ressaltou que uma verificação visual adequada antes da decolagem poderia ter evitado o problema.
A experiência foi angustiante, com ruídos intensos e dificuldades para respirar e enxergar. Narine levou quase 28 horas para recuperar totalmente sua visão. Ela também mencionou que o pino de travamento do velame não estava na posição correta, algo que não percebeu durante as verificações pré-voo. Além disso, ter voltado ao campo de treinamento logo após se recuperar da Covid foi um erro, pois seu corpo ainda não estava totalmente restabelecido.
Apesar do susto, Narine conseguiu ouvir as instruções do instrutor pelo rádio: “Continue voando”. Ela compartilhou o vídeo do incidente e destacou a importância da transparência ao falar sobre as dificuldades enfrentadas.