Foto: Clive Brunskill/Getty Images
Reconhecido mundialmente como um dos maiores jogadores de todos os tempos, o argentino Lionel Messi, aos 36 anos, está prestes a adicionar mais feitos notáveis à sua ilustre carreira na Copa América 2024. O camisa 10 da seleção argentina está se preparando para um evento histórico, pois será sua sétima participação no torneio, um recorde absoluto de presenças desde sua primeira aparição em 2007. Ao longo dos anos, Messi representou a Argentina com distinção em 2011, 2015, 2019 e 2021, ano em que levantou o troféu da Copa América pela primeira vez.
Nesta edição do torneio, Messi não só tem a chance de se tornar o jogador com mais jogos na história da competição, mas também está à beira de quebrar o recorde de maior artilheiro. Atualmente com 13 gols marcados na Copa América, ele está a apenas quatro gols de igualar os lendários Norberto Mendez da Argentina e Zizinho do Brasil. A disputa pela artilharia se acirra com a presença de Eduardo Vargas do Chile e possivelmente Paolo Guerrero do Peru, ambos com um histórico goleador similar ao de Messi no torneio.
Quando Messi entrar em campo na partida inaugural da Argentina contra o Canadá no dia 20, ele alcançará sua 35ª atuação na Copa América. Este marco o colocará à frente de Sergio Livingstone, o chileno que detém atualmente o recorde com 34 jogos. Com cada jogo que passa, Messi continua a escrever sua história como um dos maiores atletas a gracejar os gramados da América do Sul.