Às vésperas do primeiro jogo da França na Eurocopa contra a Áustria, marcado para esta segunda (17), às 16h (horário de Brasília), o destaque francês Kylian Mbappé fez um apelo aos cidadãos, em especial aos jovens, para que rejeitem os políticos de direita nas próximas eleições. Em coletiva de imprensa realizada neste domingo (16), conforme informações do jornal O Tempo e Estadão, o atacante expressou sua inquietação com o crescimento da direita na França e convocou os eleitores a se fazerem presentes nos dias de votação, 30 de junho e 7 de julho.
“Os extremos estão batendo à porta do poder. Temos o poder de transformar essa realidade”, declarou o capitão da seleção. “Estamos diante de um marco decisivo na história do nosso país. Somos, antes de tudo, cidadãos e não podemos nos alienar dos acontecimentos mundiais.”
O clima político na França está tenso desde que o presidente Emmanuel Macron dissolveu o Parlamento e adiantou as eleições legislativas após o sucesso da direita nas eleições europeias.
Embora a Federação Francesa de Futebol tenha solicitado que os jogadores mantivessem uma postura neutra, Mbappé ignorou tal pedido. “Espero que minha mensagem alcance o maior número possível de pessoas. Devemos nos alinhar aos valores de tolerância, respeito e diversidade. Cada voto é significativo”, disse o novo jogador do Real Madrid, ecoando as palavras do companheiro de equipe Marcus Thuram, que já havia se manifestado contra o partido de Marine Le Pen no sábado (15).
“A situação é preocupante e séria. Devemos incentivar todos a votar e combater diariamente para prevenir um triunfo do RN”, falou Thuram, jogador da Inter de Milão, referindo-se ao partido Reagrupamento Nacional, conhecido por sua postura radical contra a imigração e presença muçulmana na França.
“Espero que tomemos a decisão correta e sintamos orgulho ao vestir a camisa nacional em 7 de julho. Compartilhamos os mesmos princípios que Marcus Thuram. Vivemos em um país com liberdade de expressão. Ele expressou sua visão e eu apoio completamente”, concluiu Mbappé.