Jerry West, lendário ex-jogador de basquete, faleceu nesta quarta-feira (12/6) aos 86 anos. Ele é conhecido por ter inspirado a silhueta que se tornou o logotipo da NBA e por sua notável carreira no esporte. A informação foi confirmada pelo Los Angeles Clippers à imprensa norte-americana.
West, nascido em West Virginia, EUA, em 1938, foi selecionado no Draft da NBA de 1960 pelos Lakers. Atuando como ala-armador, ele permaneceu na franquia por 14 anos, acumulando impressionantes estatísticas: 932 jogos, média de 27 pontos, 6,7 assistências e 5,8 rebotes. Além disso, conquistou o título da liga na temporada 1971/72 com o time.
O atleta também brilhou como 14 vezes All-Star da NBA e foi eleito o MVP (melhor jogador) das finais de 1969, mesmo sem levar o troféu com os Lakers. West é o terceiro jogador na história da NBA a alcançar a marca de 25 mil pontos, ficando atrás apenas de Wilt Chamberlain e Oscar Robertson.
A camisa número 44, usada por West durante sua carreira nos Lakers, foi aposentada permanentemente pela franquia. O comissário da NBA, Adam Silver, descreveu Jerry West como um “gênio do basquete” e uma figura influente na liga por mais de 60 anos. As condolências foram enviadas à esposa, Karen, à família e aos muitos amigos da NBA.
Após sua aposentadoria em 1974, West treinou os Lakers entre 1976 e 1979. Posteriormente, atuou como executivo, desempenhando um papel fundamental na formação de grupos estelares, incluindo Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar, James Worthy, Kobe Bryant e Shaquille O’Neal na franquia de Los Angeles. Em 1995 e 2004, ele foi eleito o diretor do ano na NBA.