Foto: Reprodução.
Imagine a situação: você recebe uma notificação do seu banco informando que um PIX de R$ 100 mil foi depositado em sua conta por engano. Foi exatamente isso que aconteceu com o estudante universitário Genésio Alves de Araújo Júnior, de 25 anos, em São Carlos (SP). Ele foi pego de surpresa com o depósito na tarde de quarta-feira (26) e devolveu o valor no dia seguinte para um desconhecido. As informações são do G1.
Assim que o depósito foi realizado, o banco bloqueou a conta de Genésio por precaução. ““Na hora minha conta já foi bloqueada, não consegui ver quem me enviou, nem estornar. No dia seguinte, o homem que me enviou o PIX sem querer me mandou vários áudios e me ligou pedindo que eu devolvesse o valor. Ele me mostrou o comprovante. Eu acho que não fiz nada de mais, era o que eu iria fazer de qualquer forma”, disse Genésio, que é estudante de engenharia elétrica.
Como o depósito foi realizado no final do dia, Genésio teve que esperar até o dia seguinte para resolver a situação com o gerente do banco. “Eu só não estornei na hora porque minha conta foi bloqueada e tive que esperar o banco abrir. Como nunca tinha movimentado uma quantia tão grande, o banco bloqueou por suspeita de fraude”, explicou.
Genésio contou que o homem que fez o depósito era estrangeiro e tinha dificuldades com o português. “Ele não explicou o motivo do erro, tentou falar em português e só me disse que tinha feito o PIX errado”, comentou.
No final das contas, Genésio acabou tendo um prejuízo, pois teve que pagar um Uber para ir até o banco. “O único prejuízo que tive foi ter que pagar um Uber para ir até o banco, já que moro longe. Pedi para o homem me reembolsar os R$ 20 da corrida, mas ele desapareceu depois disso”, contou, rindo. A atitude de Genésio virou motivo de brincadeira entre seus amigos. “Eu contei para eles e riram bastante. Falaram que era a oportunidade para eu fugir para o Paraguai”, lembrou.
Genésio registrou um boletim de ocorrência sobre o incidente.