• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 9 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Inflação do aluguel acumula alta em 12 meses

Por Terra Brasil Notícias
27/jun/2024
Em Economia
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Rovena Rosa/Agência Brasil

O IGP-M (Índice Nacional de Preços – Mercado), indicador responsável pelo reajuste de parte dos contratos de aluguel no Brasil, voltou a recuar após dois meses de alta, registrando uma variação de 0,81% em junho, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Com essa variação, o índice acumula uma alta de 1,10% no ano e de 2,45% nos últimos 12 meses. No mês anterior, maio, o índice subiu 0,89%. Para efeito de comparação, em junho de 2023, o índice teve uma queda de 1,93%, acumulando um recuo de 6,86% nos 12 meses anteriores.

Leia Também

Uso de tecnologia agrícola eleva qualidade do maracujá!

Programa do MEC oferece apoio financeiro para quem quer ser professor

Crédito especial do Nubank está disponível para trabalhadores CLT

O percentual acumulado do IGP-M é o que seria repassado às locações com vencimento no próximo mês. No entanto, a maioria dos contratos possui cláusulas que impedem o reajuste negativo do indicador.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços, a aceleração da taxa anual do índice pode ser explicada pelas variações no IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) e no IPC (Índice de Preços ao Consumidor). “Os desafios climáticos e a sazonalidade foram determinantes nos destaques do índice ao produtor e do índice ao consumidor. No IPA, as maiores contribuições vieram da soja, do café, da batata e do leite; itens que também tiveram impacto no IPC. Não por coincidência, a batata e o leite também foram destaques significativos no varejo”, explicou.

Os inquilinos devem estar atentos aos indicadores de reajuste presentes nos contratos de locação, pois muitas negociações passaram a utilizar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, como indexador nos novos contratos.

O cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e na construção civil. Por isso, sua variação é diferente daquela apresentada pela inflação oficial, que considera os preços com base em uma cesta de bens determinada para famílias com renda de até 40 salários mínimos.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Antigos executivos da Americanas estão desaparecidos e agora fazem parte da lista de procurados da Interpol

PRÓXIMO

Bolivianos se desesperam e correm para os bancos por medo da crise política

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se