Na noite desta segunda-feira, 3 de junho, o vulcão Kanlaon, localizado no centro das Filipinas, entrou em erupção, lançando uma nuvem de fumaça que atingiu 5 quilômetros de altura e provocou um “forte terremoto”. O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) registrou quarenta e três terremotos vulcânicos no mesmo dia e elevou o nível de alerta para 2 em uma escala de 5, indicando a possibilidade de novas erupções.
Mayon Volcano in the Philippines had a four-minute phreatic eruption at 4:37 PM, generating a 1,200-meter-tall plume, rockfall, and pyroclastic density currents (PDC). The volcano remains at Alert Level 2.
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) February 4, 2024
📽 KitKat Alejo pic.twitter.com/XCYclI5GVb
🇵🇭🚨The Philippines Kanlaon volcano erupted, coloring the sky purple and spreading the smell of sulfur and heavy ash fallout to nearby areas. Local media report that "shallow magmatic processes" could lead to explosive eruptions.#Volcano #Japan #Philippines pic.twitter.com/9dqaaK4R7D
— Authentic World Updates (@worldupdates245) June 3, 2024
Além disso, a agência de sismologia alertou sobre os riscos à saúde devido ao contato com as partículas de cinzas e o odor sulfúrico. Recomendou-se que as pessoas utilizassem máscaras para se protegerem das cinzas vulcânicas. Centenas de moradores que vivem a até 3 quilômetros do Monte Kanlaon receberam ordens do governo local para deixarem suas casas nesta terça-feira, 4.
O impacto da erupção também afetou o tráfego aéreo. Mais de 60 voos foram cancelados, prejudicando cerca de 5 mil passageiros, de acordo com a Autoridade de Aviação Civil das Filipinas. O aeroporto internacional Bacolod-Silay retomou suas atividades na manhã desta terça-feira, mas os voos continuam com atrasos.
O vulcão Kanlaon é um dos 24 vulcões ativos nas Filipinas e está situado na ilha Negros, a quarta mais populosa do arquipélago. Sua última erupção ocorreu em dezembro de 2017.