A represa Rapidan, construída no início de 1900 no sul de Minnesota, está em “condição de falha iminente”, de acordo com o governo do condado de Blue Earth. A notificação foi emitida para alertar os residentes abaixo da barragem e as agências reguladoras.
Imagens Impressionantes: barragem à beira do colapso põe casas em risco e preocupa autoridades nos EUA pic.twitter.com/b5e7KzHxyr
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) June 26, 2024
Vídeo: CNN/Reuters
Embora a barragem ainda esteja de pé na tarde de terça-feira (25), o estado de degradação, conforme indicado por um estudo de 2021, é preocupante. O governador Tim Walz enfatizou que ainda não estão fora de perigo.
As inundações no condado de Blue Earth também ameaçam a casa da família de Jenny Barnes e sua empresa, The Dam Store. A loja, conhecida por suas tortas caseiras, está em operação desde 1910 e pertence à família Barnes desde 1972.
Barnes expressou preocupação: “Não sabemos quando, mas é inevitável que a casa desapareça. Não há como impedir isso. A barragem fará o que quiser. Todos rezam para que não leve The Dam Store”.
As fortes inundações no Centro-Oeste dos EUA resultaram em pelo menos duas mortes. Um homem faleceu no condado de Clay, Iowa, enquanto tentava atravessar uma enchente no sábado. No mesmo dia, um homem de 87 anos morreu em um acidente relacionado a uma enchente em Sioux Falls, Dakota do Sul, de acordo com a patrulha rodoviária estadual.