Durante a madrugada desta quinta (20) no Chile, ocorreu uma colisão frontal entre trens na comuna de San Bernardo, ao sul de Santiago. O acidente resultou em pelo menos duas mortes e nove feridos, além de um passageiro desaparecido.
🇨🇱 | Acidente de trem em San Bernardo, ao sul de Santiago, no Chile, resulta em pelo menos duas vítimas fatais e outros nove feridos. pic.twitter.com/D564JFCSLy
— World Events 🌎 (@Eventmund) June 20, 2024
WATCH: Apparent video shows moments when passenger train collides with freight train in San Bernardo, Chile.
— AZ Intel (@AZ_Intel_) June 20, 2024
pic.twitter.com/pPivgrXgrv
Os trens envolvidos eram um de passageiros e outro de carga, com oito vagões transportando 1346 toneladas de cobre. A colisão ocorreu na área de Lo Herrera, entre as ruas Eliodoro Yáñez e Presidente Jorge Alessandri Rodríguez. Imagens e vídeos nas redes sociais mostram que a intensidade do impacto fez com que um dos vagões subisse sobre a locomotiva do trem de carga.
As investigações preliminares apontam que o trem de passageiros estava manobrando em alta velocidade quando se deparou com o trem de carga parado na via. A polícia e os grupos de investigação estão apurando o monitoramento dos trilhos e as autorizações para circulação durante a madrugada.
O prefeito de Buin, Miguel Araya, confirmou as mortes e os feridos em declarações televisivas direto do local. O Corpo de Bombeiros atuou no local da colisão, e os feridos foram transferidos urgentemente pelo SAMU para hospitais próximos. Como resultado, o trânsito na Rota 5 sul foi suspenso, visto que o acidente ocorreu no quilômetro 28 dessa via.