foto: Reprodução
Um estudo recente publicado na revista Scientific Reports sugere que dores de cabeça crônicas são mais comuns em pessoas com baixos níveis de vitamina D, essencial para o corpo humano. A pesquisa finlandesa indicou que essas dores têm o dobro de probabilidade de ocorrer nos meses de inverno, quando os níveis de vitamina D estão mais baixos no corpo.
O estudo envolveu 2.601 homens do leste da Finlândia, com idades entre 42 e 60 anos, acompanhados por cinco anos. Os participantes foram solicitados a relatar episódios de cefaleia respondendo à pergunta: “Você teve dor de cabeça nos últimos 12 meses?”. As opções de resposta incluíam “nunca”, “menos de uma vez por mês”, “mensalmente”, “semanalmente” e “diariamente”. Aqueles com dor de cabeça semanal ou diária foram classificados como tendo cefaleia frequente.
Os resultados mostraram que a proporção de indivíduos com dores de cabeça frequentes foi menor entre os homens cujas amostras de sangue foram colhidas durante os meses de elevada exposição a UVB, ou seja, entre junho e setembro. Dos 2.601 participantes, 250 (9,6%) relataram dor de cabeça frequente.
Após ajuste para idade, ano e mês da coleta de sangue, os participantes com níveis mais baixos de vitamina D apresentaram um aumento de 116% na chance de dor de cabeça frequente. Os autores concluem que o estudo, um dos maiores sobre o assunto, apoia a visão de que a vitamina D pode ser benéfica na prevenção da dor de cabeça.
O que é Cefaleia?
Cefaleia é o termo médico utilizado para descrever a “dor de cabeça”. Essa condição é comum e pode afetar pacientes de todas as faixas etárias. A cefaleia pode se manifestar apenas como dor de cabeça simples, sem outros sintomas adicionais, ou pode vir acompanhada de náuseas, sensibilidade à luz e aos odores, caracterizando uma enxaqueca.
Além disso, a cefaleia pode ser um sintoma de outras doenças e condições médicas, alertando para a necessidade de avaliação por um médico qualificado.
Quais são os sintomas da Cefaleia?
Além da dor de cabeça, que é o sintoma principal da cefaleia, uma pessoa que está sofrendo pode sentir:
- Sensibilidade à luz;
- Sensibilidade a sons;
- Sensibilidade a cheiros;
- Irritabilidade;
- Náuseas e vômitos;
- Ptose palpebral (queda da pálpebra);
- Sensação de pulsação; e
- Dor que piora ao se movimentar.
Esses sintomas podem variar de acordo com o tipo e a gravidade da cefaleia, sendo importante buscar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados.