Meik Wiking, fundador e CEO do Happiness Research Institute em Copenhague, é autor de best-sellers do jornal americano New York Times e especialista em bem-estar e felicidade. Ele pode se orgulhar de ser um dos pesquisadores associados do World Happiness Database, membro do comitê consultivo do Global Happiness Policy Report e fundador do Museu da Felicidade de Copenhague.
Nascido e criado na Dinamarca, um dos países mais felizes do mundo, Meik Wiking dedica-se a medir e compreender o que melhora o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Segundo a revista “The Times”, ele é considerado o homem mais feliz do mundo. Essa felicidade, em parte, é resultado da cultura em que foi criado.
O modelo de bem-estar de Meik Wiking difere da busca direta pela felicidade. Ele concentra-se na redução das fontes de infelicidade. Mas o que são as frases que o homem mais feliz do mundo repete para si mesmo todos os dias?
Tudo é “hygge”
A palavra dinamarquesa “hygge”, pronunciada como “hyoo-guh”, pode ser traduzida como “conforto”. O segredo está em aumentar a serotonina por meio da socialização, priorizando o descanso e buscando segurança. Mas “hygge” vai além disso. Para Meik Wiking, é a pedra angular da cultura e do estilo de vida dinamarquês. É a arte de criar um ambiente charmoso e acolhedor. Além disso, “hygge” é tanto um verbo quanto um adjetivo, reconhecendo os momentos de alegria vividos diariamente.
“Pyt med det” ou “Não importa”
Mesmo adotando a filosofia do “hygge”, os dinamarqueses enfrentam momentos difíceis. No entanto, eles têm outra palavra: “pyt”, que pode ser interpretada como “não me importo” ou “não se preocupe”. Essa expressão é usada quando se aceita que uma situação está fora de controle. Mesmo chateado ou frustrado, você não quer gastar mais energia pensando nisso. O “pyt med det” encoraja a ignorar a negatividade e seguir em frente com resiliência, incorporando uma profunda aceitação e liberdade de preocupações.
Não existe mau tempo, apenas roupas ruins
Esse conceito nos lembra que podemos desfrutar do ar livre desde que nos vistamos adequadamente. O aplicativo Mappiness rastreou mais de 30.000 pessoas e descobriu que elas relatam níveis mais elevados de felicidade quando estão ao ar livre na natureza. Somos mais felizes quando estamos rodeados pela natureza. O professor holandês Cecil Konijnendijk estabeleceu a regra 3-30-300 como o segredo para alcançar a felicidade e uma boa saúde mental.