O cantor Marrone, da dupla com Bruno, foi internado em Goiânia (GO) para realizar uma cirurgia de emergência nos olhos. O procedimento foi indicado após o diagnóstico de estágio avançado de glaucoma em ambos os olhos.
O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Essa doença do nervo óptico é principalmente causada pela elevação da pressão intraocular, comprometendo a visão do paciente.
Pessoas com mais de 40 anos, diabetes, alta miopia, histórico familiar ou que já sofreram trauma ocular têm maior probabilidade de desenvolver a doença.
Os sintomas do glaucoma se desenvolvem lentamente, muitas vezes sem demonstrar sinais evidentes. A região periférica da visão é afetada primeiro, e a perda da visão central ocorre apenas em estágios avançados.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que mais de 600 mil pessoas desconhecem que têm glaucoma, pois muitos pacientes só o descobrem durante consultas oftalmológicas de rotina.
Embora não haja cura para o glaucoma, ele pode ser controlado com tratamentos variados, dependendo do estágio da doença. Nos casos iniciais, colírios, medicamentos orais ou laser podem ser indicados para controlar a pressão ocular.
A cirurgia é recomendada quando esses tratamentos não surtem o efeito esperado ou quando o diagnóstico é tardio, visando evitar o sofrimento do nervo óptico e a cegueira irreversível.
Existem diferentes tipos de cirurgias atualmente, incluindo as convencionais, a laser e aquelas com uso de dispositivos de drenagem. O oftalmologista Tarciso Schirmbeck, especialista em glaucoma do Visão Hospital de Olhos, define o tipo de cirurgia com base na gravidade do quadro.
Após a cirurgia, o paciente reduz o uso de colírios e pode levar uma vida mais próxima do normal, com menos efeitos colaterais desses medicamentos.