Na tarde da última quinta-feira (20/6), um jovem de 26 anos foi detido após roubar um carro elétrico avaliado em mais de R$ 300 mil. O veículo estava exposto em uma feira de automóveis no Park Sul. O sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que estava de folga, conseguiu localizar o suspeito ao mapear possíveis locais onde o carro poderia ser levado para recarga da bateria.
🚨Ladrão de carro elétrico é preso após PM mapear pontos de recarga
— Metrópoles (@Metropoles) June 21, 2024
Policial militar de folga mapeou região próxima ao local do crime para descobrir onde ladrão poderia parar para recarregar veículo furtado
Leia: https://t.co/jJ20ugzEbE pic.twitter.com/VhbD518W4G
O furto ocorreu por volta das 13h da quarta-feira anterior (19/6), quando Leandro Elias Carneiro Gomes, de 26 anos, entrou em uma concessionária durante a exposição de veículos no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Testemunhas relataram que Leandro passou horas no estabelecimento, conversando com funcionários e alternando entre se fazer passar por um dos contratados para montagem do evento e um vigilante noturno do espaço.
Durante essas conversas, o suspeito descobriu que um dos carros expostos, um BYD Seal cinza, não possuía rastreador. Ele esperou até o fechamento da concessionária, por volta das 23h30, para entrar no estacionamento onde os veículos eram guardados e furtar o automóvel elétrico, um modelo esportivo avaliado em aproximadamente R$ 350 mil.
Os responsáveis pela concessionária só perceberam o desaparecimento do veículo por volta das 13h da quinta-feira seguinte (20/6). Com base nas imagens das câmeras de segurança, os funcionários da loja identificaram Leandro como o autor do roubo.
Em meio à confusão causada pelo sumiço do carro elétrico, uma das funcionárias da loja ligou para um conhecido, um sargento da PMDF que estava de folga. Ela relatou o ocorrido e pediu ajuda ao militar.
Utilizando o modelo da bateria do carro e a localização da loja, o policial conseguiu mapear a região e descobrir onde o suspeito provavelmente pararia para recarregar o veículo. Após realizar buscas na área, o sargento encontrou o carro estacionado próximo a um ponto de recarga para veículos elétricos, em um mercado próximo ao local do crime.
O sargento aguardou a chegada do suspeito, que retornou ao local por volta das 17h30. Reconhecendo-o pelas filmagens das câmeras de segurança, o policial o deteve e chamou reforços. O preso foi conduzido à 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), onde prestou depoimento.