Arqueólogos desenterraram uma variedade de artefatos em sepulturas antigas na cidade de Turquistão, no sul do Cazaquistão, que se acredita estarem ligados ao reino de Kangju. Segundo informações do Mega Curioso e Live Science, entre os achados estão joias de ouro e artefatos datados de 2 mil anos atrás.
O governo cazaque anunciou que as preciosidades foram encontradas em um grupo de três sepulturas, sendo que duas delas haviam sido previamente saqueadas. A terceira sepultura, contudo, continha uma coleção valiosa tanto financeira quanto historicamente, com itens datando dos séculos I a.C. e I d.C.
Um objeto notável é um espelho de bronze octogonal com um desenho em arco e um orifício central, sugerindo que foi produzido na China durante a dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.). Este espelho pode indicar relações comerciais e diplomáticas entre Kangju e outros impérios da antiguidade, já que algumas cidades deste estado estavam na Rota da Seda, conectando Europa e Oriente.
Outros Tesouros Encontrados
A equipe também encontrou outros objetos de grande valor, como um broche ao estilo romano, um sapato e uma fivela de cinto. Além disso, dois brincos de ouro extremamente decorados do século I a.C., feitos com uma liga de ouro policromático e adornados com rubis e turquesa, foram descobertos.
Esses brincos em forma de meia-lua possuem decorações projetadas para capturar e refletir a luz do sol. Outros itens incluem um jarro de cerâmica e uma ponta de flecha usada para caça de aves. Todos esses artefatos serão exibidos no Museu Nacional da República do Cazaquistão em Astana.
A Composição do Reino Kangju
Kangju era um reino da Ásia Central composto por diversos povos, incluindo nômades como os Sármatas, Saki e Xiongnu, e durou até aproximadamente o século IV. Segundo o arqueólogo Aleksandr Podushkin da Universidade Ozbekali Zhanibekov, China Antiga, Roma Antiga e o Império Kushan eram alguns dos parceiros comerciais deste reino situado na Transoxiana – uma região que abrange partes dos atuais Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Quirguistão.