Por um período de três horas, o Aeroporto de Incheon, localizado em Seul, Coreia do Sul, precisou permanecer fechado. A razão para isso foi a presença de balões carregados de lixo provenientes da Coreia do Norte, que invadiram o espaço aéreo da região.
Os objetos foram avistados caindo muito próximos ao aeroporto, e um deles chegou a pousar na pista de um dos terminais. Como resultado, decolagens e aterrissagens foram proibidas durante a madrugada desta quarta-feira (26/6).
Um porta-voz do aeroporto confirmou que essa não é a primeira vez que balões causam interrupções nas operações locais. Felizmente, o volume de voos durante a madrugada é menor. O site FlightRadar24, especializado em rastreamento de voos, registrou que oito aviões de carga e passageiros precisaram ser desviados para aeroportos próximos.
As forças militares sul-coreanas relatam que cerca de 100 balões chegaram do norte e caíram principalmente em Seul e na província de Gyeonggi. No interior desses balões, havia principalmente papel picado.
Desde o final de maio, a Coreia do Norte tem lançado balões contendo lixo e até mesmo fezes em direção aos vizinhos do sul. Centenas desses balões chegaram desde então, transportando diversos itens, incluindo roupas velhas e até materiais humanos.
Por outro lado, o governo norte-coreano afirma que envia esses objetos como retaliação a uma campanha de propaganda realizada por ativistas. Essa campanha inclui o uso de alto-falantes nas fronteiras e o envio de balões contendo comida, remédios, dinheiro e materiais contrários ao regime norte-coreano.