Foto: Reprodução/CIO/Reprodução.
O Exército Brasileiro enfrenta um obstáculo na aquisição de seu novo blindado, o Centauro II, um veículo militar italiano equipado com canhão de 120 mm e blindagem avançada. Atualmente, o blindado está retido no porto de Hamburgo, na Alemanha, devido à falta de documentação necessária para o embarque. As informações são da CNN.
O Centauro II, desenvolvido pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melara, foi visto recentemente na exposição Eurosatory Defesa e Segurança em Paris, um evento bienal que é a maior feira internacional para a indústria de defesa e segurança terrestre e aérea.
Detalhes do Centauro II
O Centauro II representa uma evolução significativa em relação aos modelos anteriores de veículos blindados Centauro 105 e 120 mm, sendo o primeiro veículo antitanque de rodas 8×8 com um canhão de alta pressão. As características do modelo adquirido pelo Exército Brasileiro incluem:
- Motor com 720 cavalos de potência (24 CV/tonelada)
- Controle digital da pressão dos pneus (CTIS)
- Blindagem capaz de resistir a minas terrestres, explosivos improvisados e munições cinéticas de última geração
- Sistema de combate a incêndio e anti-explosão
- Canhão 120/45 mm (com opção de 105/52 mm intercambiável para 120 mm)
Processo de Envio e Testes
O veículo estava programado para embarcar para o Brasil em 20 de junho, mas a falta de documentação impediu a viagem. De acordo com uma carta enviada à Força pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melara, os trâmites alfandegários estão sendo resolvidos, e a previsão agora é que o blindado embarque para o Brasil em 2 de julho.
Este envio é parte de uma fase de testes antes da compra definitiva. O contrato, assinado em novembro de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro, prevê a aquisição de 98 unidades do Centauro II-BR, com um valor total de R$ 5 bilhões.
Testes Operacionais no Brasil
Antes da compra final, dois veículos passarão por uma fase de testes. Mais de 80% das avaliações técnicas já foram concluídas na Itália por engenheiros militares brasileiros. Superada essa fase, os blindados serão enviados ao Brasil para testes operacionais, que incluirão situações de combate e avaliações no terreno brasileiro.
Os testes no Brasil serão realizados no Centro de Instrução de Blindados em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e devem ser concluídos até 31 de dezembro. Além do veículo retido na Alemanha, um segundo blindado de teste está sendo preparado para embarque ao Brasil ainda em julho, após passar por um processo de pintura para se adequar às cores do Exército Brasileiro.
A Força informou que o atraso de 20 dias no embarque não deve impactar o cronograma estabelecido para a aquisição dos blindados.