Nessa terça-feira (4 de junho de 2024), o candidato do partido de direita AfD (Alternativa para a Alemanha), Heinrich Koch, foi esfaqueado no centro da cidade de Mannheim, na Alemanha. Esse incidente ocorreu alguns dias após outra pessoa ter sido morta a facadas durante uma manifestação anti-islâmica na mesma cidade.
Der Angriff auf #AfD-Mitglied Heinrich #Koch im Video: Mit ihrer Hetze gegen die Opposition schaffen Ampel & Medien ein Klima, in dem selbst vor extremen körperlichen Attacken nicht mehr zurückgeschreckt wird. Wir verurteilen diese Gewalt und fordern dazu auf, sich endlich auf… pic.twitter.com/M8NSeYhaPy
— Alice Weidel (@Alice_Weidel) June 5, 2024
Koch foi atacado ao confrontar um suspeito que estava rasgando cartazes eleitorais próximo a uma praça na cidade. Ele sofreu ferimentos na cabeça e um corte no estômago, mas felizmente não foram fatais, conforme relatado pela Reuters.
A polícia local informou que o suspeito, de 25 anos, foi detido e apresentava sinais de doença mental. Uma autoridade do AfD descreveu o ataque como um “ato chocante que deixa qualquer um atordoado”.
A Alemanha, que realizará eleições municipais em 9 de junho, no mesmo dia das eleições para o Parlamento Europeu, tem sido cenário de ataques contra políticos durante a campanha. Na última sexta-feira (31 de maio), um homem invadiu uma manifestação anti-islâmica em Mannheim e matou uma pessoa a facadas.
O partido também afirmou que esse ataque faz parte de uma campanha de extremistas de esquerda contra seus membros. No entanto, a polícia declarou que não há provas concretas de que o suspeito soubesse que estava atacando um político do AfD.