No sábado, 8, Filipe Lang (PT), vereador e pré-candidato à prefeitura de Palmares do Sul (RS), foi detido durante uma operação que visava combater o desvio de doações destinadas às vítimas de uma enchente na cidade. Segundo informações do site O Antagonista e do jornal Zero Hora, a operação foi liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e contou com a colaboração da Polícia Civil.
Na residência de Lang, os policiais encontraram um revólver sem registro, além de celulares e uma quantia de R$ 15 mil. Polon Backes de Oliveira (União Brasil), vereador e pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Lang, também foi alvo da operação.
Foram executados, no total, 11 mandados de busca e apreensão na região central de Palmares do Sul e em Balneário de Quintão. O promotor Mauro Rockenbach declarou que “tudo indica que foi uma doação para um pré-candidato no próximo pleito. E já temos provas de que parte destes donativos foi encaminhada para famílias não flageladas, conforme planilhas apreendidas”.
A primeira fase da operação contra desvios de doações ocorreu na terça-feira, 4, e teve como foco Manoel Antunes Neto (PL), outro pré-candidato à prefeitura de Palmares do Sul. Durante a operação, foram apreendidos donativos doados por entidades de diversos estados. Os crimes investigados incluem apropriação indébita, peculato e associação criminosa.