foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou nesta quarta-feira (12.jun.2024) a suspensão dos pagamentos dos empréstimos para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por 12 meses a partir de junho.
O banco estatal afirma que a medida visa aliviar o impacto econômico causado pelo desastre no Rio Grande do Sul. A suspensão faz parte do Programa de Suspensão de Pagamentos para Operações de Empresas e Produtores Rurais do estado.
Segundo o BNDES, durante o período de suspensão não haverá cobranças adicionais, e o cliente não será considerado inadimplente. Todo o saldo existente em conta reserva será liberado, mas precisará ser recomposto nos 12 meses seguintes ao término da suspensão.
O Aeroporto Salgado Filho está fechado desde 3 de maio devido a uma enchente causada por fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. A dívida suspensa refere-se a um empréstimo de R$ 1,25 bilhão realizado em 2018 à Fraport Brasil, que administra o aeroporto, com prazo de pagamento de 20 anos.
O BNDES informou que, em 2023, o aeroporto movimentou:
- 7,5 milhões de pessoas;
- 38.840 toneladas de cargas.
Segundo a Fraport Brasil, a recuperação do terminal custará R$ 1 bilhão e a previsão é que ele volte a operar em dezembro, conforme comunicado do banco à imprensa.
Além disso, a Rodovia Rota de Santa Maria (RSC-287), administrada pela empresa Rota de Santa Maria, também foi beneficiada pela suspensão dos pagamentos dos empréstimos. A estrada tem 204,5 km de extensão e é operada sob um regime de concessão.