Foto: Fundação Marcos Pontes/Reprodução
Uma aeronave pilotada por Igor Reis, que havia participado de um evento no dia anterior, se acidentou durante a decolagem nesta segunda-feira. A Força Aérea Brasileira (FAB) investigará o caso.
Um avião biplano de acrobacias, conhecido como Barão Vermelho devido às suas cores vermelha e branca, caiu na manhã desta segunda-feira, 10, no aeródromo de Bauru, no interior de São Paulo. A aeronave pegou fogo ao cair, resultando na morte do piloto Igor Reis, membro da esquadrilha Acro, especializada em acrobacias aéreas.
No dia anterior, Reis havia se apresentado no Arraiá Aéreo, organizado pela fundação do astronauta e senador Marcos Pontes (PL). A FAB informou que está investigando o acidente.
Segundo Donizete do Carmo, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), que administra o aeródromo, o evento terminou no domingo, 9, mas muitos pilotos, incluindo Igor Reis, decidiram retornar às suas cidades de origem na segunda-feira.
De acordo com ele, o avião de Reis caiu de bico logo após a decolagem. “Interditamos a pista, entramos em contato com o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas infelizmente o piloto veio a falecer”, disse.
Os bombeiros apagaram as chamas, mas o avião ficou destruído. Em uma vistoria na pista, foi encontrada uma peça que pode ter caído do avião. “Não sabemos se tem relação com o acidente, nem se é do avião, mas entregamos para as autoridades”, afirmou o gestor.
Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) chegou ao local e iniciou os trabalhos de apuração das causas do acidente.
Igor Reis era natural de Mogi Mirim, mas residia na região de Jundiaí. Profissional de tecnologia da informação, ele tinha a aviação como hobby e, desde 2021, atuava como instrutor de pilotos de acrobacias.
No domingo, Reis havia participado de uma simulação de uma cena famosa do filme Top Gun, na qual o ator Tom Cruise, pilotando uma motocicleta de alta potência, compete em velocidade com um caça. A exibição foi o ponto alto do evento aéreo organizado pela fundação do astronauta Marcos Pontes. No ano passado, Reis já havia participado do mesmo evento.
Em nota publicada no Instagram, a Fundação Astronauta Marcos Pontes lamentou “profundamente a perda do nosso amigo piloto acrosport Igor Reis” no acidente ocorrido no aeródromo de Bauru. “Ele participou de forma brilhante como voluntário do 9º Arraiá Aéreo, que aconteceu durante o final de semana, dia 8 e 9 de junho no mesmo aeródromo. Sua alegria contagiante e sua disposição constante em ajudar causas sociais vão ficar marcadas na nossa lembrança. Siga em paz, meu amigo, no seu grande voo”, diz a nota assinada pelo astronauta Marcos Pontes.
O Comando da Aeronáutica informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Cenipa, foram acionados para realizar a ação inicial envolvendo a queda da aeronave de matrícula PP-XNB, no município de Bauru. A ação consiste na coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos e levantamento das informações necessárias à investigação.