Em um movimento essencial para dar suporte às famílias afetadas pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) fez um apelo ao governo federal nesta segunda-feira (24). O pedido foi pela extensão do prazo para que as prefeituras possam cadastrar os cidadãos desabrigados no programa Auxílio Reconstrução, que dispõe de um valor de R$ 5,1 mil por família.
O prazo inicial para o cadastramento estava marcado para encerrar nesta terça-feira (25), colocando pressão sobre as administrações municipais. Marcelo Arruda, presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, destacou a luta contra o tempo e a necessidade de uma extensão para que todos os afetados possam beneficiar-se da ajuda financeira.
Por que a prorrogação é essencial?
Marcelo Arruda salientou que muitas prefeituras ainda não conseguiram realizar o cadastro devido às dificuldades em compilar e checar as informações necessárias. Uma extensão de dez dias daria aos municípios a chance de garantir que todas as famílias atingidas pela calamidade pública sejam atendidas adequadamente, corrigindo qualquer divergência nos sistemas.
Leia mais: Entenda a importância do CPF na Nota Fiscal e suas implicações com a LGPD
Resistência e desafios no mapeamento de desabrigados
Até a última sexta-feira (21), contabilizou-se que 182 prefeituras ainda não tinham cadastrado as famílias para o recebimento do benefício. A questão torna-se mais crítica quando se considera que o cadastramento é fundamental para que as famílias tenham acesso ao recurso designado. Esta situação motiva uma pressão comunitária sobre o poder público municipal para que intensifique os esforços nos processos de cadastramento.
Leia mais: STF dá 18 meses para congresso regulamentar descriminalização do porte de maconha
O Governo Federal e a gestão da crise
Diante do apelo da Famurs, o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, destacou que a definição do prazo foi minuciosa. No entanto, ele admitiu que analisará a situação dos municípios e as justificativas apresentadas para considerar a prorrogação do prazo. Pimenta também enfatizou a necessidade de as prefeituras cumprirem suas parte dentro de um prazo razoável para assegurar a efetivação do auxílio a quem realmente necessita.
- Conferência Sobre Transparência: Importante ressaltar que, durante uma conferência na manhã de segunda-feira, foi apresentado o Sistema de Dados Abertos. Esta ferramenta pretende aumentar a transparência quanto aos repasses federais dirigidos aos municípios, cidadãos e empresários desde o início do incidente causado pelas chuvas de maio.
Com a catástrofe ainda fresca na memória dos habitantes do Rio Grande do Sul, qualquer extensão do prazo do Auxílio Reconstrução será um alívio bem-vindo, fortalecendo a reconstrução das vidas afetadas pelas fatalidades da natureza.