Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Dados de clientes da Instituição de Pagamento S.A. (IUGU) e da PAGCERTO Instituição de Pagamento foram vazados
O Banco Central (BC) informou sobre mais um vazamento de dados no Pix, desta vez envolvendo quase 20 mil chaves Pix sob a responsabilidade da Instituição de Pagamento S.A. (IUGU) e da PAGCERTO Instituição de Pagamento. Este é o quinto comunicado de vazamento de dados no Pix feito pelo BC neste ano.
Não foram expostos dados sensíveis, como senhas ou saldos. As informações vazadas são cadastrais, como CPF e número de conta, que não permitem a movimentação de recursos ou o acesso às contas.
Os problemas ocorreram entre 21 a 27 de maio, no caso da Instituição de Pagamento S.A. (IUGU), e entre 23 e 24 de abril, no caso da PAGCERTO Instituição de Pagamento.
Segundo o BC, foram tomadas as ações necessárias para investigar o vazamento. “Serão adotadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, afirmou a autoridade financeira em nota.
Este já é o quinto vazamento de dados cadastrais de chaves Pix neste ano. Em abril, o BC comunicou a exposição de informações de três instituições diferentes, afetando um total de mais de 130 mil chaves.
O caso mais recente envolveu o Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará), onde foram expostos dados cadastrais de 3.020 chaves Pix sob responsabilidade do banco.