Muitas pessoas almejam perder peso de maneira saudável e duradoura. No entanto, uma série de práticas inadequadas podem sabotar esse esforço.
Segundo a nutricionista Elaine Pádua, em entrevista ao portal Alto Astral, isso geralmente ocorre quando uma pessoa adota uma dieta extremamente restritiva para emagrecer rapidamente e, depois, retoma a alimentação normal ou até exagerada, resultando em ganho de peso. Isso se deve à diminuição do metabolismo, alterações hormonais, compulsão alimentar e ausência de mudanças no estilo de vida.
Com base nisso, a especialista, de acordo com informações do Notícias ao Minuto Brasil, destaca seis falhas que você pode estar cometendo e que contribuem para o aumento de peso:
1- Adoção de dietas muito restritivas
Cortar calorias ou eliminar grupos alimentares da sua dieta são práticas que podem retardar o metabolismo e causar perda de massa muscular. O resultado é que isso não funciona a longo prazo e você acaba recuperando o peso perdido.
2- Manutenção dos mesmos hábitos alimentares e estilo de vida
É necessário implementar pequenas mudanças na sua rotina e mantê-las até que se tornem hábitos naturais.
3- Perda de peso rápida
Isso leva à perda de músculo e desaceleração do metabolismo. Assim, é provável que, ao relaxar um pouco na dieta, você recupere o peso.
4- Ausência de atividade física
A prática regular de exercícios físicos é essencial para manter o peso e diminuir as chances de recuperá-lo. E, mesmo após atingir seu peso ideal, você deve apenas ajustar os treinos. O pior que pode fazer é deixar de se exercitar.
5- Alimentação emocional
Existem momentos em que a fome não é física, mas emocional, caracterizada por um desejo intenso de consumir um determinado alimento. Isso ocorre principalmente após um período de restrição alimentar. Nesse caso, é recomendável buscar ajuda psicológica.
6- Falta de monitoramento do progresso
Não está acompanhando o peso, a alimentação e os exercícios? Isso é um grande erro!