No contexto dos danos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o estado decidiu homenagear as bombeiras, que são mães e estão atuando ativamente nos serviços de busca e resgate de vítimas. Segundo informações do jornal O Globo, uma mensagem nas redes sociais do governo destacou que “muitas dessas mães não poderão passar o Dia das Mães ao lado de seus filhos”, reconhecendo a força e a sensibilidade dessas heroínas.
Um vídeo compartilhado pela mesma conta conta a experiência da voluntária Bruna Alvarez, do Corpo de Bombeiros de Parobé, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela foi responsável pelo resgate de um bebê em São Leopoldo. No vídeo, Bruna é vista retirando sozinha uma criança de uma casa isolada pela água, apoiando-se em um muro. Ela então entrega o bebê a um colega, pedindo: “Leva o bebê para a mãe”.
Bruna compartilha sua experiência, dizendo: “Foi um dos resgates mais emocionantes que eu já fiz. Por ser uma criança e pela situação em si, e principalmente por eu ser mãe. Isso me tocou profundamente. A mãe me pediu para cuidar dele, que era tudo o que ela tinha. Eu entendi exatamente o que ela estava dizendo. Naquele momento, eu tinha uma missão: entregar o bebê a ela”.
A legenda do vídeo homenageia as profissionais que, neste domingo, estarão ausentes de seus filhos e familiares para continuar os resgates. “Prestamos homenagem a todas as mães que estão salvando vidas na linha de frente. Neste domingo, as operações de busca e resgate continuam, então muitas delas não poderão estar com seus filhos. Hoje, reverenciamos a força e a resiliência dessas guerreiras”, escreveu o governo.
Até agora, as chuvas resultaram em 143 mortes, 806 feridos e 125 desaparecidos. No total, meio milhão de gaúchos foram desalojados e mais de 2,1 milhões foram afetados pelas inundações.