Imagem: Shutterstock
A Petrobras (PETR4) confirmou não apenas a demissão de Jean Paul Prates da presidência, mas também a destituição do diretor financeiro (CFO) e de relacionamento com investidores (CRI), Sergio Caetano Leite, pelo conselho de administração da empresa. A informação foi divulgada pela estatal nesta quarta-feira (15).
Leite ocupava o cargo desde março de 2023 e tinha experiência como subsecretário do Consórcio Nordeste, além de coordenar a Plataforma de Investimentos do Consórcio Nordeste, que envolvia os nove estados da região.
O anúncio resultou na suspensão temporária das negociações das ações da Petrobras na B3. Antes da suspensão, as ações ordinárias (PETR3) recuavam 6,73%, enquanto as preferenciais (PETR4) caíam 5,75%.
Os recibos de ações (ADRs) da Petrobras (PBR), negociados em Nova York, também foram interrompidos. Antes da suspensão, os papéis registravam uma queda de 6,74%, a US$ 15,56. Após cerca de 20 minutos de suspensão, os ADRs retomaram as operações com uma queda ainda mais acentuada.
Com a saída de Leite, Carlos Alberto Rechelo Neto, gerente executivo de finanças, assume temporariamente os cargos de CFO e CRI até a eleição de um novo diretor pelo conselho.
Além disso, a estatal confirmou que Clarice Coppetti, atual diretora executiva de assuntos corporativos, assumirá interinamente a presidência, aguardando a análise de conformidade e integridade, seguida pela avaliação do Comitê de Pessoas e pelo Conselho de Administração, antes da indicação oficial de Magda Chambriard para o cargo.