Durante uma sessão na Câmara de Deputados na última quarta-feira (8), pelo menos sete parlamentares utilizaram seu tempo de discurso no plenário para disseminar informações incorretas sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. O UOL Confere tentou contatar os deputados mencionados nesta matéria ou suas equipes de comunicação, porém não obteve resposta até a publicação deste texto. A equipe do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) também não pôde ser contatada. Segue o que foi dito pelos deputados:
- O deputado Filipe Martins (PL-TO) alegou que caminhões com doações estariam sendo impedidos de chegar ao Rio Grande do Sul devido à exigência de notas fiscais, o que foi desmentido. Ele também afirmou que pilotos e tripulações voluntárias envolvidos em operações de resgate estariam sendo solicitados a apresentar documentação, outra alegação falsa. Essas informações também foram compartilhadas pelos deputados Coronel Assis (União-MT) e Gilvan da Federal (PL-ES), apesar de já terem sido desmentidas pelo governo do Rio Grande do Sul.
Mais uma vez, venho a este Parlamento sem entender literalmente o que o governo federal está pensando. Há mais uma bizarrice, sr. Presidente, desse desgoverno, agora, barrando os caminhões que levam os donativos ao povo do Rio Grande do Sul, multando, exigindo notas fiscais dos produtos que estão indo salvar vidas, exigindo ali arrais amador dos pilotos, exigindo documentação de embarcações que estão se dispondo e salvando vidas, a cada momento.
Filipe Martins (PL-TO)
Já aconteceu de tudo, Sr. Presidente! Nós já tivemos atraso no envio dos meios, dos materiais, dos homens, por parte das Forças Armadas. A ANTT estava multando caminhões de donativos. Houve a cobrança de arrais dos barcos que iam resgatar as vítimas.
Coronel Assis (União-MT)
Falando em ex-presidiário, a jornalista da GloboNews disse que é fake news, assim como os deputados do PT, do PSOL, do PSB aqui dizem que é fake news que a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul está solicitando nota fiscal de motoristas de caminhões carregados de doações para o Rio Grande do Sul. Inclusive, eu vou além: pessoas com jet ski, com embarcações, estão tendo a solicitação de habilitação. Isso é verdade! A verdade vai aparecer!
Gilvan da Federal (PL-ES)
Brigada Militar do RS desmentiu a alegação sobre documentação de pilotos e barcos. Há registros de desmentidos do governo do RS nas redes sobre o assunto desde o dia 5 de maio. No site oficial do governo do estado , no Twitter da Brigada Militar e também no Instagram . O coronel Douglas Soares, subcomandante geral da Brigada Militar, afirmou em um vídeo no Instagram que a corporação não está verificando nenhum tipo de autorização para pilotar embarcação .
Multas e notas fiscais. Não é verdade que autoridades estavam barrando caminhões com donativos por exigência de nota fiscal. Confira na checagem do Projeto Comprova. Houve, sim, registro de multa por excesso de peso no posto de fiscalização de Araranguá (SC), o que foi mostrado em reportagem do SBT. No entanto, a ANTT disse que as autuações —que foram seis no total— serão anuladas .