Foto: Reprodução.
Em algumas situações, a ameaça à sua privacidade pode vir de pessoas próximas a você, não de hackers. Seus amigos, parceiros ou familiares podem ter acesso a todas as suas mensagens privadas do WhatsApp em seus dispositivos sem o seu conhecimento. As informações são da Revista Forbes.
Acompanhe a Forbes no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida. O WhatsApp possui um recurso chamado “dispositivos vinculados” que permite o envio e recebimento de mensagens em seu computador, notebook ou tablet. Para adicionar um novo dispositivo, é necessário escanear um código QR em outro aparelho usando a câmera do aplicativo de mensagens. Isso significa que qualquer pessoa com acesso total ao seu celular pode facilmente clonar sua conta do WhatsApp.
Esse recurso pode ser desconhecido para alguns usuários. Felizmente, é bastante simples verificar e prevenir isso. No próprio aplicativo do WhatsApp, acesse a aba “Configurações” e clique em “Dispositivos Vinculados”, onde você poderá ver todos os dispositivos conectados à sua conta.
Se você nunca adicionou outro dispositivo ou não reconhece os dispositivos listados, desconecte-os imediatamente.
“O recurso de vinculação de dispositivos permite que pessoas curiosas vejam mensagens em outro dispositivo, mas também deixa um rastro de evidências visíveis nas configurações. Os usuários podem verificar seus dispositivos vinculados se suspeitarem que suas mensagens foram lidas em outro aparelho, mas também é uma boa prática verificar regularmente, mesmo sem suspeitas, para manter a conta segura”, adverte Jake Moore da ESET.
Outra medida de segurança que você pode adotar são os chats bloqueados do WhatsApp, que permitem definir um código para proteger suas mensagens mais sensíveis.
O próprio WhatsApp aconselha: “verifique regularmente seus dispositivos vinculados”.