Imagem: Lets Design Studio/ Shutterstock.com
A partir do dia 10 de junho de 2024, o aplicativo Carteira do Google, também conhecido como Google Wallet, deixará de funcionar em dispositivos mais antigos que operam com versões do sistema operacional Android anteriores ao Android 8, assim como em relógios que utilizam versões anteriores ao Wear OS 2.x. Essa medida impactará diretamente os usuários que ainda utilizam tecnologias mais antigas.
Segundo o comunicado oficial do Google, essa atualização visa aprimorar a segurança dos usuários, garantindo que o aplicativo de pagamentos funcione apenas em sistemas que suportem atualizações de segurança frequentes. “A partir de 10 de junho de 2024, o Google Wallet exigirá Android 9 ou superior em seu telefone e Wear OS 2.x ou superior em seu smartwatch”, declarou a empresa em um anúncio recente.
O Google destaca que essa atualização é crucial para a segurança dos usuários, uma vez que as versões mais antigas do Android e do Wear OS não possuem os recursos de segurança mais recentes, como patches de segurança e atualizações críticas, necessários para proteger as informações dos usuários durante as transações realizadas pelo aplicativo.
De acordo com dados do Android Studio, cerca de 86,4% dos dispositivos que executam o sistema operacional Android já estão atualizados para a versão Android 9 (Pie) ou superior, o que significa que a maioria dos usuários não será afetada. No entanto, aqueles que ainda possuem dispositivos mais antigos precisarão atualizar seus sistemas operacionais ou, em alguns casos, adquirir um novo dispositivo para continuar utilizando todas as funcionalidades da Carteira do Google.
O Google enfatiza a importância da manutenção de dispositivos atualizados tanto para a segurança do usuário quanto para o pleno funcionamento de aplicações modernas. “Para garantir a segurança dos recursos da Carteira, como as transações de toque para pagar, é crucial que possamos enviar atualizações de segurança para o seu dispositivo”, explicou o comunicado da empresa.
Para obter mais informações sobre como atualizar seu dispositivo ou verificar a versão atual do sistema operacional, os usuários podem acessar o site de suporte técnico do Google ou entrar em contato diretamente com o suporte ao cliente.