A cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, já castigada pelas inundações causadas pelas fortes chuvas de maio, presenciou um novo evento climático extremo na noite da última quarta-feira (22): uma chuva de granizo com pedras do tamanho de bolas de golfe.
E a chuva volta a castigar o Rio Grande do Sul, no começo desta noite em Pelotas, que horror, chuva de granizo! Orem pelo RS! pic.twitter.com/fkujHeyzfs
— Carla Giovana 🇧🇷🌻 (@carla_giovana11) May 23, 2024
Imagens registradas pelo estudante e produtor rural Marck Quevedo Sastre mostram a queda das pedras de gelo. “Eram umas pedras grossas, pareciam bolas de golfe”, relata ele. A incidência de granizo já havia sido prevista pela Defesa Civil do estado.
“O granizo foi bem localizado. A chuva de granizo em Pelotas foi no Laranjal e bairro Areal. Houve registro sobre o aeroporto de Pelotas”, afirma a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim. Ela explica que a formação de granizo ocorre nas nuvens do tipo cumulonimbus, que se caracterizam por serem altas e frias, com temperaturas dezenas de graus abaixo de zero.
A chuva de granizo se soma aos desafios enfrentados por Pelotas, que ainda luta para conter e se livrar das inundações. As chuvas fortes e persistentes do mês de maio causaram transtornos e prejuízos para a população da cidade.
O que fazer em caso de chuva de granizo:
- Procure abrigo em local seguro, como dentro de casa ou em um carro;
- Evite ficar em áreas abertas, sob árvores ou próximo a fios de alta tensão;
- Se estiver dirigindo, procure abrigo o mais rápido possível;
- Não toque nas pedras de granizo, pois elas podem estar muito geladas e causar queimaduras.