Com o falecimento da deputada federal Amália Barros (PL-MT) na madrugada deste domingo (12), o ex-deputado federal Nelson Barbudo, primeiro suplente do PL em Mato Grosso, está prestes a assumir a vaga do partido na Câmara dos Deputados.
Foto: Agência Câmara
Barbudo já ocupou o cargo de deputado federal de 2019 a 2022, mas nas últimas eleições recebeu cerca de 53 mil votos e não conseguiu se reeleger. Agora, com a triste notícia do falecimento de Amália, Barbudo deve tomar posse e retornar à Câmara para um novo mandato, que se estenderá até o início de 2027.
Assim como em sua primeira passagem pelo Congresso, Barbudo deve fortalecer a bancada ruralista. Ele foi relator de um projeto de lei que autorizava a caça de animais silvestres e também apresentou outra proposta para limitar o valor das multas ambientais.
O sepultamento de Amália Barros está previsto para esta segunda-feira (13) em sua cidade natal, Mogi Mirim, localizada a cerca de 155 km de São Paulo.
Amália, que era vice-presidente do PL Mulher e uma das aliadas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, estava internada desde o dia 1° de maio para a retirada de um tumor no pâncreas. Durante esse período, passou por quatro procedimentos médicos.