Crédito: Instagram @princejackson
Os filhos de Michael Jackson, Prince (27), Paris (26) e Bigi Jackson (22), assim como a mãe do cantor, Katherine Jackson (94), não podem acessar o patrimônio do artista, que morreu em 2009 aos 50 anos, devido a complicações com a Receita Federal dos Estados Unidos. A disputa judicial entre a Receita e o fundo que administra os bens de Michael Jackson já se arrasta há anos. Segundo a revista “People”, que teve acesso a documentos exclusivos, os herdeiros não devem receber nada até que a disputa legal seja resolvida.
O imbróglio começou quando, após uma auditoria, a Receita emitiu uma “nota de deficiência” alegando que o espólio subvalorizou seus ativos e devia mais de US$ 700 milhões em impostos e multas. Em 2021, o fundo contestou essas afirmações e venceu o julgamento em tribunal. Posteriormente, os administradores da herança entraram na Justiça com um pedido de reconsideração do valor judicial do catálogo de músicas de Michael Jackson, de propriedade da Sony Music, um processo que ainda está em andamento.
A Receita Federal quer que o valor do espólio seja determinado para calcular a dedução. Enquanto isso, a herança permanece congelada até a resolução do impasse.