Os estoques de doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19 em Belo Horizonte estão esgotados. A prefeitura da capital confirmou essa informação à reportagem do jornal O TEMPO no início da tarde desta terça-feira, 14 de maio. O Ministério da Saúde alega que entregou a última remessa de imunizantes em Minas Gerais na sexta-feira, 10 de maio.
De acordo com a administração municipal, o estoque dos imunizantes diminuiu gradualmente nos últimos dias e, hoje, está zerado. A Prefeitura afirma que, assim que novas remessas forem entregues, os imunizantes serão disponibilizadas nos postos de vacinação.
Em nota publicada no portal da prefeitura, a PBH declara: “No momento, não há estoque de imunizantes bivalente contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Assim que novas remessas forem entregues ao município, a Prefeitura disponibilizará os locais que oferecem as doses”.
Questionado, o Ministério da Saúde informou que iniciou, na última semana, as primeiras distribuições do imunizante atualizado contra a Covid-19. Segundo a pasta, em Minas Gerais, as doses foram entregues na sexta-feira, destinadas à imunização dos grupos prioritários.
O Ministério da Saúde destaca que os pedidos de envio de doses dos imunizantes contra a Covid-19 são feitos pelos gestores locais, de acordo com a demanda de cada estado, por meio do Sistema de Insumos Estratégicos (Sies). “Esses pedidos podem ser feitos a qualquer momento, considerando os grupos prioritários por faixa etária. Após a solicitação, o Ministério da Saúde avalia criteriosamente as doses a serem distribuídas, levando em conta a demanda específica de cada solicitante, os grupos prioritários estabelecidos e o estoque disponível no momento da autorização”.
A pasta reforça que a imunização contra a Covid-19 continua sendo a principal estratégia de combate ao vírus e suas variantes, bem como às formas mais graves da doença. O imunizante está disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade. Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) indicam que a cobertura do esquema vacinal primário contra a Covid-19 em Belo Horizonte está em 84,88%. O esquema de reforço monovalente corresponde a 50% do público previsto, enquanto o reforço bivalente foi concluído por 33,45% do público.