• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 19 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

PGR é contra pedido da Vale para reativar mina de níquel no Pará

Por Terra Brasil Notícias
06/maio/2024
Em Justiça
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrariamente a um pedido da Vale para retomar a operação da mina de Onça Puma, que explora níquel no estado do Pará. A suspensão das atividades na mina foi determinada pelo governo paraense em fevereiro e mantida pelo Tribunal de Justiça do Pará em 15 de abril.

Em seu parecer apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, posicionou-se contra o pedido da Vale por razões processuais e defendeu que ele não seja sequer “conhecido”, ou seja, não seja considerado e analisado em seu mérito¹. Gonet alegou que a Vale não tem legitimidade processual para pedir ao STF a derrubada da decisão do desembargador Mairton Marques Carneiro, do TJ-PA. Foi Carneiro quem revogou, a pedido do governo do Pará, uma ordem da Justiça de primeira instância que havia reativado a licença para exploração da mina.

Leia Também

‘Abin paralela’: Bolsonaro não foi indiciado no inquérito da PF

“Surpresa” na prova da OAB causa indignação entre candidatos; entenda o caso

Ramagem e Carlos Bolsonaro são indiciados pela PF em caso da “Abin paralela”

O chefe da PGR pontuou a Luís Roberto Barroso, presidente do STF, que a mineradora não é concessionária de um serviço público, condição em que, pelos precedentes do STF, poderia apresentar o pedido. Ele afirmou: “A finalidade precípua das empresas de mineração não é a prestação de serviços públicos, tampouco a defesa de interesse público primário, mas sim a exploração econômica de produto resultante da extração mineral e a promoção de seus interesses particulares”.

Além de se manifestar contra a petição da Vale, Paulo Gonet também defendeu que não seja conhecido pelo STF outro pedido para reativar a mina, feito pelo município de Ourilândia do Norte (PA), onde o empreendimento está localizado. Ele apontou falta de legitimidade processual à cidade, já que ela não estava entre as partes do processo nas instâncias inferiores. Gonet citou que o STF não teria competência sobre a petição e afirmou que seria necessário analisar as provas que levaram à decisão do TJ-PA, o que não seria possível na ação movida pelo município.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

William Bonner usa avião da FAB para ir ao Rio Grande do Sul; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Governo Fátima(PT) é obrigado a pagar indenização por acusar Terra Brasil Notícias de Fake News

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se