Nesta sexta-feira, 10 de maio, militantes tentaram invadir a fábrica da Tesla em Grünheide, Alemanha. Uma multidão de anarquistas vestidos de preto entrou em confronto com a polícia ao tentar invadir as instalações da fábrica de Elon Musk em Brandemburgo. Imagens mostram manifestantes desafiando a polícia e rompendo as linhas policiais antes de chegar à cerca da fábrica da Tesla.
Linksextremisten stürmen das Gelände der #Gigafactory von #TESLA in bei Berlin, um die E-Auto-Produktion lahmzulegen.
— Georg Pazderski (@Georg_Pazderski) May 10, 2024
Warum sollten ausländische Firmen noch in Deutschland investieren, wenn dieser Staat ihren Besitz nicht schützen kann?
Video: @DrLuetkepic.twitter.com/JqU2TgC1kC
Aktivisten stürmen das Tesla Werksgelände. Als internationaler Konzern würde ich in Deutschland nicht mehr investieren. pic.twitter.com/FGDFvGvE1i
— severin tatarczyk (@stagerbn) May 10, 2024
Os radicais militantes ecológicos também invadiram os trilhos da ferrovia, entrando em confronto com a polícia enquanto se dirigiam para o local. Um dos manifestantes e três policiais ficaram feridos no conflito. O porta-voz da polícia descreveu a situação como “dinâmica”, com cerca de 1.200 manifestantes nas instalações da fábrica. Vários manifestantes já foram presos.
A Tesla anunciou que interromperia a produção na fábrica de Gruenheide por quatro dias devido a protestos. O nível de segurança 1 está em vigor na comunidade florestal e lacustre de Grünheide, perto de Berlim, desde quinta-feira. Manifestantes de toda a Alemanha e Europa reuniram-se no Grünheider Festwiese para protestar contra a fábrica de automóveis.
A Tesla planeja expandir as instalações após a inauguração da fábrica em março de 2022. Manu Hoyer, da iniciativa de cidadania de Grünheide, disse ao Bild: “Vamos influenciar os representantes da comunidade para garantir que isso não aconteça”.