Foto: Reprodução.
Elon Musk, o titã da tecnologia, revelou aos investidores seus planos de construir o maior supercomputador da história para impulsionar o desenvolvimento de sua empresa de Inteligência Artificial (IA), a xAI, conforme relatado por um site especializado neste sábado (25). As informações são do Estadão.
Musk tem a intenção de que a “megafábrica de computação”, como ele nomeou este dispositivo, esteja operacional no outono de 2025 com mais de 100.000 chips Nvidia integrados. Segundo o site The Information, ele se comprometeu pessoalmente a entregar o projeto no prazo.
O supercomputador proposto seria “pelo menos quatro vezes maior que os maiores clusters de GPU (Unidade de Processamento Gráfico) existentes atualmente”, semelhantes aos utilizados pela Meta para treinar seus modelos de IA, conforme Musk explicou em uma apresentação a investidores.
Em 2022, a ferramenta inovadora de inteligência artificial da OpenAI, o ChatGPT, foi lançada no mercado, provocando uma intensa competição entre gigantes da tecnologia como Microsoft e Google, bem como filiais da Meta e empresas emergentes como Anthropic e Stability AI.
Musk é um dos poucos investidores globais com capital suficiente para competir com OpenAI, Google e Meta neste campo.
A xAI está atualmente desenvolvendo um robô de conversação chamado Grok, que tem a capacidade de acessar a plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, que também pertence a Musk.
Musk foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015 e se desligou da empresa em 2018. Em março, ele entrou com uma ação contra a empresa, alegando que ela havia violado sua missão original sem fins lucrativos de tornar a pesquisa em IA acessível a todos.