César Luis Menotti, ex-técnico de futebol e campeão mundial com a Argentina em 1978, faleceu neste domingo (5), aos 85 anos. Ele ocupava o cargo de Diretor de Seleções Nacionais na Associação do Futebol Argentino (AFA) até o momento de sua morte.
Segundo informações da CNN Brasil, a AFA confirmou a morte de Menotti, o treinador que conduziu a Albiceleste à glória do seu primeiro título mundial. A AFA expressou seu pesar pelo falecimento de Menotti em suas redes sociais, publicando: “A Associação do Futebol Argentino lamenta informar com enorme tristeza o falecimento de César Luis Menotti, atual Diretor de Seleções Nacionais e ex-técnico campeão do mundo com a Argentina. Para sempre, Flaco querido!”
Antes de sua carreira como treinador, Menotti fez seu nome como jogador. Atuando como meio-campista, ele começou sua carreira no Rosario Central e jogou também pelo Racing e Boca Juniors. Depois de uma temporada com o New York Generals, nos Estados Unidos, ele jogou pelo Santos e Juventus-SP no Brasil antes de se aposentar.
Como treinador, Menotti teve passagens notáveis por várias equipes, incluindo o Huracán, onde conquistou o título argentino em 1973, e o Barcelona, onde treinou Diego Armando Maradona e ganhou a Copa do Rei, a Copa da Liga Espanhola e a Supercopa da Espanha.
Além do título mundial em 1978, quando a Argentina sediou a Copa do Mundo, Menotti também levou a seleção ao título do Mundial Sub-20 em 1979.