O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar preocupado com a disseminação de notícias falsas na internet durante a maior enchente da história do Rio Grande do Sul. Em entrevista nesta terça-feira (7), Lula afirmou que é necessário que o Congresso Nacional, a sociedade brasileira e os internautas compreendam a importância de regulamentar a internet.
Lula destacou que a tecnologia deve ser usada para promover melhorias civilizacionais e não para agravar problemas. Ele lamentou a existência de pessoas mal-intencionadas que espalham mentiras e ódio online.
O presidente também comentou sobre os esforços de resgate e assistência no estado. Ele relatou ter visto vídeos em que as Forças Armadas eram desacreditadas e as pessoas que trabalham no socorro às vítimas eram desmerecidas. Lula enfatizou que o Brasil possui cidadãos bondosos e voluntários dedicados, e que a disseminação de fake news prejudica esses esforços.
Citando a destinação de emendas parlamentares para ajudar as vítimas da tragédia, Lula alertou para a necessidade de discernimento, pois há pessoas que não desejam colaborar e apostam no fracasso. Ele reforçou a importância de combater informações falsas e destacou que o governo está atuando para enfrentar as chuvas persistentes na região sul do país.
Segundo o último balanço da Defesa Civil, quase 154 mil pessoas estão desalojadas e mais de 47 mil estão em abrigos públicos. Além disso, 134 pessoas estão desaparecidas, e mais de 1 milhão de pessoas já foram afetadas pelas chuvas.