Neste domingo (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de potencial perigo de tempestade para o extremo sul do Rio Grande do Sul, incluindo cidades como Pelotas, Rio Grande, Bagé e Uruguaiana.
Segundo informações da CNN Brasil, o Inmet estima precipitações de 20 a 30 mm/h na área, com a quantidade total de chuva acumulada em 24 horas podendo atingir 50 mm. A região também deve enfrentar ventos de 40 a 60 km/h e possíveis quedas de granizo.
Apesar do órgão classificar como “baixo” o “risco de interrupção de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos”, o Inmet forneceu algumas orientações para a população:
- Em situações de rajadas de vento, evite buscar abrigo sob árvores, pois ainda há risco de quedas e descargas elétricas;
- Não estacione veículos perto de torres de transmissão de energia e placas de propaganda, devido ao risco de queda;
- Recomenda-se evitar o uso de dispositivos eletrônicos conectados à tomada, como celulares e notebooks em carregadores.
O alerta é válido até as 12h (horário de Brasília) desta segunda-feira (6). Para esclarecimentos, o Inmet aconselha a população a procurar mais informações junto à Defesa Civil (disque 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).