Foto: Reprodução Instagram
Especialistas afirmam que tentativas caseiras de remoção podem agravar o problema
Os insetos mais encontrados nesses casos são baratas pequenas, mosquitos, em sua maioria pernilongos, formigas com menos frequência, porque entram e saem espontaneamente, e outros insetos pequenos. Especialistas alertam para uma situação ainda mais grave que pode acontecer se o inseto deixar larvas dentro da cavidade onde se instalou, processo conhecido como miíade.
Em situações de emergência como a do menino que aparece no vídeo, é fundamental levar a criança para uma consulta com um otorrinolaringologista, pois tentativas caseiras de remoção podem agravar o problema. Em apenas 5% dos casos, os pacientes podem necessitar de remoção em ambiente cirúrgico.
Excesso de cera x cotonete
O excesso de cera nos ouvidos pode provocar a sensação de ouvido tapado e atrapalhar a audição. Por isso, para quem produz muita cera, é interessante fazer limpezas regulares na região. Mas, por incrível que pareça, o cotonete não é o utensílio mais indicado para fazer a higienização do ouvido.
Por seu formato fino e sua capacidade entrar mais profundamente na cavidade dos ouvidos, o cotonete produto tem uma grande capacidade de empurrar ainda mais para dentro a cera que o próprio ouvido está “expulsando” por seu sistema autolimpante.
E isso pode prejudicar a audição, não só de sensação de estar tapar, mas pelo risco de ferimento de alguma estrutura interna. É por conta do risco de lesão também, que não se deve introduzir nada nos ouvidos (como tampas de caneta etc) seja para tirar cera ou para coçar.
Jornal Extra