Neste sábado (4), Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo (RS), anunciou que o dique de contenção do rio dos Sinos transbordou. São Leopoldo, que faz parte da região metropolitana de Porto Alegre e está a aproximadamente 40 km da capital, ainda não reportou vítimas.
Segundo o prefeito, o extravasamento ocorreu perto da avenida João Corrêa. Ele alerta que a situação ameaça os residentes dos bairros Vicentina e São Miguel. Com informações da CNN Brasil, o líder municipal aconselha que os habitantes dessas áreas abandonem suas residências imediatamente e busquem refúgio.
A prefeitura divulgou às 7h49 que o nível do rio dos Sinos atingiu 8,07 metros.
Na sexta-feira (3), durante uma transmissão ao vivo, Vanazzi expressou sua preocupação de que o transbordamento do rio dos Sinos possa resultar em uma “inundação histórica” na cidade. “É um fenômeno que enfrentaremos até domingo, com consequências dramáticas para nossa população. Estamos emitindo este alerta para que a população entenda que, de sexta à noite até sábado à noite, e domingo pela manhã, todo cuidado é pouco para São Leopoldo. Nosso objetivo é evitar uma situação ainda mais trágica para nossa população”, declarou o prefeito.