A Honda emitiu um comunicado de recall e está convocando os proprietários de alguns modelos da marca devido a uma falha no motor dos veículos. Os carros podem apresentar defeito na bomba de combustível. O reparo é gratuito e deverá ser agendado a partir da quinta-feira (2).
Foto: Divulgação/Honda
Essa campanha de recall abrange os modelos Civic Touring, Civic Si, Accord, Accord Touring, CR-V, CR-V Touring e HR-V Touring, totalizando 35.841 veículos. No caso do Accord, por exemplo, há veículos dos anos de 2013 a 2017. O Honda Civic da geração anterior também pode ser afetado em unidades até 2021.
Nos modelos listados, será feita inspeção e, se necessário, reparo na bomba de combustível. Essa medida é motivada pela identificação de possíveis falhas no módulo da bomba, que podem interromper o fluxo de combustível até o motor, levando ao desligamento do veículo em movimento. Nesse caso, há risco de lesões e até mortes em caso o carro esteja em alta velocidade.
Recall da Honda envolve mais de 35 mil veículos no Brasil (crédito: divulgação)
Essa não é a primeira vez que a Honda enfrenta problemas relacionados à bomba de combustível. Nos Estados Unidos, em dezembro de 2023, a empresa realizou o maior recall do país, envolvendo 2,6 milhões de veículos devido a uma potencial falha na bomba de combustível.
No Brasil, em julho de 2020, a Honda anunciou um recall que afetava 2.730 unidades de Civic Touring, HR-V Touring e Accord devido ao mesmo problema na bomba de combustível.
Além dessa convocação, a Honda foi uma das mais afetadas em outro chamamento relevante: o caso Takata. Milhões de veículos equipados com airbags defeituosos tiveram que substituir o equipamento. O sistema poderia inflar as bolsas de forma inadequada, disparando fragmentos metálicos contra os ocupantes. Mortes foram registradas, inclusive no Brasil.
Os proprietários podem verificar a necessidade de reparo através do site da Honda ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta, das 08h às 20h; sábado, das 09h às 14h).