No último domingo, um homem que estava desaparecido há 26 anos na Argélia foi encontrado no estábulo de um vizinho, em uma aldeia na província de Djelfa, a cerca de 300 quilômetros da capital, Argel. Omar Bin Omran desapareceu aos 19 anos, em 1998, enquanto seguia para a escola. Ele foi mantido escondido em uma espécie de estábulo, localizado em uma fazenda de ovelhas, entre montes de feno.
NEW: Man who disappeared 27 years ago at the age of 17, found alive 200 meters from his family's home in a neighbor's cellar.
— Collin Rugg (@CollinRugg) May 15, 2024
Insane.
Omar Bin Omran of Algeria disappeared 27 years ago. He went missing in 1998 on his way to a vocational school.
A 61-year-old is in police… pic.twitter.com/idkvSCykmh
Atualmente com 45 anos, Omar permaneceu a apenas 200 metros da casa onde vivia com sua família. Seu desaparecimento ocorreu durante a guerra civil argelina de 1998, que durou uma década. Os parentes presumiram que ele havia morrido em um conflito entre o governo argelino e diversos grupos rebeldes islâmicos.
Segundo a AFP, o paradeiro de Omar foi revelado após uma denúncia feita pelo irmão do sequestrador nas redes sociais, relacionada a uma suposta disputa de herança. O suspeito, um homem de 61 anos que trabalha como funcionário público na cidade vizinha de El Guedid, foi detido após tentar fugir. A vítima recebeu atendimento médico, tanto físico quanto psicológico.
Curiosamente, Omar alegou nunca ter tentado escapar ou pedir ajuda, pois acreditava que o homem havia lançado um feitiço sobre ele. Ele também afirmou ter visto seus familiares passando pela janela e soube do falecimento de sua mãe em 2013.
Além disso, após a prisão do suspeito, a família de Omar recordou como o cachorro do adolescente esperou na porta do suposto sequestrador por algum tempo após o desaparecimento de Omar. O cão também desapareceu pouco tempo depois.