Foto: Reprodução.
Charles Leclerc, da Ferrari, conquistou a vitória no GP de Mônaco, que foi marcado por acidentes logo após a largada e uma homenagem a Ayrton Senna. O monegasco está na perseguição de Verstappen na luta pelo título da Fórmula 1.
A corrida da Fórmula 1, que teve a bandeira quadriculada agitada pelo atacante Mbappé e os carros da McLaren pintados em verde e amarelo com detalhes em azul em tributo a Ayrton Senna, viu Charles Leclerc, da Ferrari, aproveitar sua posição de pole e vencer o GP de Mônaco na manhã de domingo (26). Carlos Sainz, também da Ferrari, terminou em terceiro, enquanto Oscar Piastri, da McLaren, ficou em segundo. Max Verstappen, da Red Bull, terminou em sexto.
Esta foi a primeira vitória de Leclerc em casa após várias decepções em anos anteriores. Além disso, é a primeira vitória de um nativo de Monte Carlo na história. O último pódio de um monegasco foi de Louis Chiron, que ficou em terceiro em 1950. Esta também é a primeira vitória de Leclerc desde 10 de julho de 2022, na Áustria.
Com a vitória, Leclerc mantém-se como vice-líder do Campeonato Mundial de Pilotos e continua na perseguição de Verstappen na luta pelo título: o monegasco tem 138 pontos contra 169 do piloto da Red Bull, equipe que lidera o Campeonato Mundial de Construtores com 276 pontos contra 252 da Ferrari. A próxima corrida será no Canadá, em 9 de junho, às 15h.
A corrida Pouco depois do início da corrida, a bandeira vermelha foi hasteada após acidentes envolvendo Pérez, Hulkenberg e Magnussen que resultaram na destruição total do carro do mexicano. Em outro momento, Sainz colidiu com Piastri e saiu da pista na altura da Praça do Cassino.
Além disso, na entrada do túnel, os dois carros da Alpine colidiram, com o carro de Ocon “decolando”. Após uma longa paralisação, a corrida foi reiniciada com os carros parados.
A partir daí, a corrida entrou na monotonia típica de Mônaco. Tanto que a primeira ultrapassagem só ocorreu na reta final. Bottas, na descida da Mirabeau, ultrapassou Sargeant. Os dez primeiros do grid mantiveram suas posições até a bandeirada final.